SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3La inserción laboral de los profesores de educación física principiantes: aprender a ser un maestroLas políticas inclusión de y la educación escolar: contrapuntos requeridos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SILVA, João Henrique da  y  BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Formação dos professores para as modalidades educação especial e educação indígena: espaços intersticiais. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.3, pp.327-333. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.18382.

Este relato de pesquisa discute a formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na interface com a educação escolar indígena. Participaram do estudo quatro professores do AEE em escolas indígenas de Dourados (MS). O objetivo geral foi desenvolver, em conjunto com esses professores, um programa de formação continuada para investigar as ações pedagógicas presentes nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) e analisar os impasses, os obstáculos e os desafios do AEE e da inclusão escolar. Fundamentou-se nos estudos culturais a na pesquisa colaborativa, fazendo uso de entrevista semiestruturada, entrevista coletiva e diário de campo. Os resultados evidenciaram: a necessidade de formação inicial/continuada para professores do AEE, adequadas às especificidades das escolas indígenas; a política de formação dos professores como desafio para a superação das práticas hegemônicas e o trânsito entre diferentes espaços intersticiais e fronteiras dos conhecimentos; a emergência da (re)significação do AEE numa perspectiva intercultural e de exercício crítico do fazer pedagógico.

Palabras clave : Formação de Professores; Educação Especial; Educação Indígena.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )