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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

PERTILE, Eliane Brunetto  e  ROSSETTO, Elisabeth. As políticas de inclusão e a educação escolar: contrapontos necessários. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.3, pp.334-343. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.19998.

Por meio das políticas de inclusão, tem se apresentado frequentemente a defesa dos direitos de grupos minoritários e a proposta de resolução de problemas sociais pela via da educação. Assim, aborda-se a temática da inclusão com a intenção de problematizar essa proposição no contexto excludente da sociedade capitalista. Para tanto, realizouse uma pesquisa bibliográfica e documental que priorizou documentos que exercem interferência nas políticas a partir da década de 1990, no país. E buscou-se apoio em atores que permitem compreender as contradições que envolvem as políticas na sociedade de classes. Considerou-se que a proposta de inclusão escolar é coerente com a manutenção dessa lógica social na medida em que não prevê mudanças estruturais. Apontou-se para a relevância de pensar a função da escola para além dos propósitos divulgados por meio das políticas, tendo em vista a formação da consciência de classe que supera a fragmentação presente na focalização de grupos sociais.

Palavras-chave : Políticas de Inclusão; Contradição; Educação; Consciência de Classe.

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