SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Las políticas inclusión de y la educación escolar: contrapuntos requeridosEl proceso de apropiación del género textual en su doble posibilidad de una abordaje escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

STECANELA, Nilda. O direito à educação e o cotidiano escolar: dimensões do concebido, do vivido e do percebido. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.3, pp.344-356. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.20997.

O foco deste texto emerge das inquietações que perpassam o cotidiano das instituições educativas, identificadas em categorias analíticas emergentes de pesquisa que teve como corpus empírico as narrativas de professores e de alunos da educação básica. Constitui uma tentativa de interpretação dos ecos das palavras dos interlocutores envolvidos ao referirem, de modo indireto, que a obrigatoriedade da frequência à escola produz uma configuração social que altera as rotas do projeto moderno de escola. E afeta também a relação pedagógica e as culturas escolares neste evidenciadas. Objetiva, portanto, a tessitura de relações a respeito do paradoxo "direito à educação e escolarização obrigatória" em diálogo com as evidências do processo de mutação da escola. Contextualiza os direitos humanos e o direito à educação em interlocução com os conceitos de configuração social e relações de interdependência, buscados em Norbert Elias sobre o processo civilizador. Michel de Certeau e Roger Chartier contribuem, respectivamente, na discussão através dos conceitos de estratégia e de tática, assim como de representação social.

Palabras clave : Direito à Educação; Cotidiano Escolar; Relação Pedagógica; Diversidade Sociocultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )