SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3The right to education and daily life school: dimensions of conceived, lived and conceivedInitial formation and the importance assigned to the theory: research with a group of teachers working in the public schools of São Paulo (Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos. O processo de apropriação do gênero textual em sua dupla possibilidade de abordagem escolar. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.3, pp.357-362. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21186.

Partindo das concepções do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) sobre gêneros textuais e sobre instrumentos psicológicos (SCHNEUWLY, 2004) e de Rabardel (1995), a respeito de gênese instrumental, investigou-se em que medida os integrantes de um projeto de ensino integrado ao Pibid, que tem como base teórico-metodológica os gêneros textuais, apropriaram-se do gênero como um instrumento mediador e organizador do ensino da língua materna. De forma mais específica, a intenção, neste artigo, é conhecer se a base teórico-metodológica sobre os gêneros foi apropriada pelos membros do projeto após uma série de eventos. Para tanto, analisou-se um conjunto de respostas dadas pelos pibidianos a três diferentes questionários. Os resultados revelaram que a maioria dos investigados completou o processo da gênese instrumental, contudo dois deles demonstraram que a teoria estudada é ainda para eles artefato.

Keywords : Gêneros Textuais; Instrumentos Psicológicos; Gêneses Instrumental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )