SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3O direito à educação e o cotidiano escolar: dimensões do concebido, do vivido e do percebidoFormação inicial e o valor atribuído à teoria: pesquisa com um grupo de professoras atuantes na rede pública estadual paulista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos. O processo de apropriação do gênero textual em sua dupla possibilidade de abordagem escolar. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.3, pp.357-362. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21186.

Partindo das concepções do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) sobre gêneros textuais e sobre instrumentos psicológicos (SCHNEUWLY, 2004) e de Rabardel (1995), a respeito de gênese instrumental, investigou-se em que medida os integrantes de um projeto de ensino integrado ao Pibid, que tem como base teórico-metodológica os gêneros textuais, apropriaram-se do gênero como um instrumento mediador e organizador do ensino da língua materna. De forma mais específica, a intenção, neste artigo, é conhecer se a base teórico-metodológica sobre os gêneros foi apropriada pelos membros do projeto após uma série de eventos. Para tanto, analisou-se um conjunto de respostas dadas pelos pibidianos a três diferentes questionários. Os resultados revelaram que a maioria dos investigados completou o processo da gênese instrumental, contudo dois deles demonstraram que a teoria estudada é ainda para eles artefato.

Palavras-chave : Gêneros Textuais; Instrumentos Psicológicos; Gêneses Instrumental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )