SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3El proceso de apropiación del género textual en su doble posibilidad de una abordaje escolar¿Hay algo oculto en las tesituras curriculares de la educación para la infancia? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FERNADES, Anoel  y  ANTONIO, Carlos. Formação inicial e o valor atribuído à teoria: pesquisa com um grupo de professoras atuantes na rede pública estadual paulista. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.3, pp.363-372. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21214.

Este artigo, com o foco no tema da formação docente, apresenta resultados de pesquisa realizada com professoras atuantes no ciclo I do ensino fundamental da rede pública estadual paulista, tendo como objetivo analisar a relação entre o local onde ocorreu a formação inicial e o valor atribuído à teoria. Com base nas respostas dadas a questionário contendo itens referentes às condições objetivas de trabalho, ao curso de formação inicial e aos conhecimentos práticos e teóricos sobre a educação, é examinado o modo como lidam e se relacionam com conceitos e teorias do campo educacional. Os resultados revelam que os conhecimentos teóricos assimilados na formação inicial ou continuada somente são valorizados se percebidos como passíveis de aplicação imediata e de maneira a resolver os problemas vividos na sala de aula. Também atestam que a formação inicial e a instituição na qual é realizada podem influenciar de modo decisivo a relação que os docentes desenvolvem e mantêm com os conhecimentos teóricos. Verificou-se, ainda, uma tendência de aversão à teoria, já que ela não é incorporada autonomamente ao modo de pensar e à experiência intelectual das professoras.

Palabras clave : Formação Docente; Conhecimentos Teóricos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )