SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Formação inicial e o valor atribuído à teoria: pesquisa com um grupo de professoras atuantes na rede pública estadual paulistaEducação infantil: da diversidade de oferta aos novos locais de governança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SCHINDHELM, Virginia Georg  e  HORA, Dayse Martins Da. Existe algo oculto nas tessituras curriculares da educação para a infância?. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.3, pp.373-382. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21314.

A pesquisa focaliza o gênero e as sexualidades da criança e as vivências do(a) educador(a), num currículo não prescrito e nem pensado, mas presente na escola. Sexualidades e gênero são construções sociais polêmicas pela multiplicidade de visões, crenças, tabus, interditos e valores dos que nela convivem. A investigação em duas escolas entrelaçou dados oriundos de: (a) observação participante e registro de narrativas num diário de campo; (b) entrevistas semiestruturados com educadore(a)s; (c) diálogos e troca de conhecimentos na formação continuada do(a)s educadore(a)s; (d) bibliografia sobre infância, currículo, gênero e sexualidades. Os resultados: (1) desvelaram ocultamentos e silenciamentos acerca da temática; (2) expuseram experiências problemáticas aos adultos, desencadeando decisões num complexo terreno de incertezas, singularidades e conflito de valores; (3) evidenciaram falas com marcas de angústias e constrangimentos sobre o sexual; (4) revelaram (des)conhecimentos da equipe pedagógica sobre gênero e sexualidades das crianças.

Palavras-chave : Currículo; Gênero e Sexualidades; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )