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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

TRIPODI, Zara Figueiredo. Educação infantil: da diversidade de oferta aos novos locais de governança. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.3, pp.383-392. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21890.

Este texto apresenta resultados preliminares de pesquisa que tem sido realizada no âmbito de pós-doutorado, no Centro de Estudos da Metrópole - USP/Cebrap. Busca-se examinar, aqui, as principais tendências de expansão da educação infantil pelos municípios, tendo como referência o novo Plano Nacional de Educação. Inicialmente, fazse uma breve retrospectiva dos marcos regulatórios da educação infantil. Discute-se, em seguida, o federalismo, a reforma do aparelho do Estado (1995) e sua interface com a educação das crianças pequenas. A instituição do PNE, as metas das capitais brasileiras para a primeira etapa da educação básica e os novos locais de governança são o foco de atenção seguinte do texto. Por fim, conclui-se que a publicação da Lei nº 13.019/2014 concorre para reafirmar a tendência de oferta da educação infantil pelo setor público não estatal, tendo em vista as metas do PNE.

Palavras-chave : Educação Infantil; Política Educacional; Plano Nacional de Educação; Governança.

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