SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Educación infantil: ofreciendo diversidad a los nuevos locales del gobiernoBasta de Etnografía! La educación la atención es el propósito de la antropología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SEFFNER, Fernando  y  SILVA, Luciano Ferreira da. "Mind the trap": o menino, a escola e a folha de alface. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.3, pp.393-403. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.22451.

Este artigo é parte de investigação que acompanha trajetórias de meninos em escolas, analisando as implicações entre disposições curriculares e produção de masculinidades, com repercussões no desempenho escolar. Dentre as estratégias metodológicas que este projeto de pesquisa lança mão, aqui se privilegiam episódios registrados em diário de campo, fruto da observação direta das interações de um aluno regular do nono ano do ensino fundamental de escola pública da Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Os conceitos de gênero, masculinidade, escola e currículo são centrais na discussão que se pretende estabelecer, toda elaborada a partir das cenas observadas, que podem ser alegoricamente representadas por um boné com uma folha bordada que lhe serve de enfeite. Os embates entre produzir-se homem, ser bom aluno, cumprir as exigências curriculares, viver sua cultura juvenil, ocupar-se com a preparação para o futuro, atender aos planos familiares, ser compreendido pelos professores, constituem o terreno pelo qual a trajetória do aluno se desenrola.

Palabras clave : Escola; Currículo; Gênero; Masculinidades; Desempenho Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )