SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Educação infantil: da diversidade de oferta aos novos locais de governançaChega de etnografia! A educação da atenção como propósito da antropologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SEFFNER, Fernando  e  SILVA, Luciano Ferreira da. "Mind the trap": o menino, a escola e a folha de alface. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.3, pp.393-403. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.22451.

Este artigo é parte de investigação que acompanha trajetórias de meninos em escolas, analisando as implicações entre disposições curriculares e produção de masculinidades, com repercussões no desempenho escolar. Dentre as estratégias metodológicas que este projeto de pesquisa lança mão, aqui se privilegiam episódios registrados em diário de campo, fruto da observação direta das interações de um aluno regular do nono ano do ensino fundamental de escola pública da Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Os conceitos de gênero, masculinidade, escola e currículo são centrais na discussão que se pretende estabelecer, toda elaborada a partir das cenas observadas, que podem ser alegoricamente representadas por um boné com uma folha bordada que lhe serve de enfeite. Os embates entre produzir-se homem, ser bom aluno, cumprir as exigências curriculares, viver sua cultura juvenil, ocupar-se com a preparação para o futuro, atender aos planos familiares, ser compreendido pelos professores, constituem o terreno pelo qual a trajetória do aluno se desenrola.

Palavras-chave : Escola; Currículo; Gênero; Masculinidades; Desempenho Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )