SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3"Mind the trap": the child, the school and the lettuce leafTeacher's situation in Portugal: fragmented identities between passion and disenchantment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

INGOLD, Tim. Chega de etnografia! A educação da atenção como propósito da antropologia. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.3, pp.404-411. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21690.

Na antropologia e em outras disciplinas, "etnografia" tornou-se um termo tão sobreutilizado a ponto de ter perdido boa parte do seu sentido. Argumenta-se que atribuir "etnograficidade" aos encontros com aqueles entre os quais se realiza a pesquisa - e ao trabalho de campo de modo geral - é colocar em risco o compromisso ontológico e o propósito educacional da antropologia enquanto disciplina, bem como da sua principal maneira de trabalhar, a observação participante. Também significa reproduzir uma distinção perniciosa entre aqueles com os quais se estuda e se aprende dentro e fora da academia, respectivamente. É essa obsessão da antropologia com a etnografia que tem, mais que qualquer outra coisa, solapado a sua voz pública. Para recuperá-la, deve-se reafirmar o seu valor enquanto disciplina orientada para o futuro, dedicada a recompor a ruptura entre imaginação e vida real.

Keywords : Correspondência; Educação; Etnografia; Trabalho de Campo; Método; Participação Observante; Teoria.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )