SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Basta de Etnografía! La educación la atención es el propósito de la antropología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

CORRIENTE ROSA, Marco. Situação do professorado em Portugal: identidades fragmentadas entre a paixão e o desencanto. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.3, pp.412-420. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.22257.

Neste artigo, discute-se a situação profissional do professorado em Portugal em torno da análise das transições mais recentes e dos seus impactos sobre os docentes, designadamente o processo de abordagem da crise económica e financeira. Os resultados que se apresentam numa estratégia de investigação qualitativa, centram-se em implicações emocionais na forma como os docentes vivem a sua profissão, através das suas próprias narrativas.

Palabras clave : Professorado; Mudança; Crise; Paixão; Desencanto.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )