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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

CASSANDRE, Marcio Pascoal; THIOLLENT, Michel Jean Marie  y  PICHETH, Sara Fernandes. Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.3-13. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24263.

A metodologia da pesquisa-ação, embora seja considerada pesquisa, com seu caráter pragmático, se distingue claramente da pesquisa científica tradicional, principalmente porque, ao mesmo tempo em que altera o que está sendo pesquisado, é limitada pelo contexto e pela ética da prática. Por outro lado, algumas metodologias intervencionistas também possuem um aspecto que compõem a pesquisa-ação, o foco na ação coletiva em busca da resolução de um problema, implicando na premissa de que possa haver alguma relação entre esta metodologia e princípios intervencionistas. Nesse contexto, o presente ensaio teórico almeja analisar a relação entre a metodologia da pesquisaação e os princípios da estimulação dupla e do ascender do abstrato para o concreto. Por meio de revisão bibliográfica, a análise dos princípios intervencionistas comparados à metodologia da pesquisa-ação demonstrou relação entre ambos, sugerindo similaridades de lógica e modos de agir, possibilitando, portanto, visualizar esta metodologia como a implementação dos dois princípios.

Palabras clave : Metodologia da Pesquisa-Ação; Ascender do Abstrato para o Concreto; Estimulação Dupla.

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