SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 númeroESPAnalisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativoUma análise da teoria da atividade de aprendizagem no e para o trabalho interescolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SANNINO, Annalisa; ENGESTROM, Yrjö  e  LAITINEN, Anne. De experimentos controlados a intervenções formativas em estudos de agência: considerações metodológicas. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.14-23. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24321.

O artigo explora a possibilidade de desenvolver uma metodologia para estudar o surgimento da ação agentiva experimentalmente. Ele discute as limitações da pesquisa experimental clássica e busca uma perspectiva diferente sobre a questão do controle. O argumento começa por analisar como o conceito de uma experiência tem se expandido ao longo dos anos na pesquisa científica social. Em seguida, novas aberturas são consideradas para experiências além do paradigma de controle e uma metodologia de intervenções formativas, particularmente adequadas ao estudo do surgimento de ações agentivas. São sugeridas três qualidades centrais de experimentos além do paradigma de controle dentro da abordagem histórico-cultural, a saber: (1) construir sobre os conflitos de motivação dos participantes; (2) focalizar a formação de ações agentivas dos participantes de dar sentido e transformar a situação experimental (3) seguindo com expansões temporais e espaciais para além do quadro inicial da experiência. O artigo conclui com uma discussão das implicações metodológicas mais amplas dessas novas aberturas.

Palavras-chave : Experimento da Espera; Estimulação Dupla; Ação Agentiva; Controle; Intervenções Formativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )