SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issueESPFrom controlled experiments to formative interventions in studies of agency: methodological considerationsVygotsky’s theory of method and philosophy of practice: implications for trans/formative methodology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

DANIELS, Harry. Uma análise da teoria da atividade de aprendizagem no e para o trabalho interescolar. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.24-31. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24319.

Neste artigo, discutirei a teoria da atividade. Este grupo altamente influente de escrita é visto como uma retomada e uma extensão das ideias originais Vygotskianas na formação social da mente por A.N. Leontiev (1978) e seus colegas que inicialmente trabalharam como parte do grupo de Vygotsky em Moscou e partiram para um novo cenário com novas ênfases teóricas na Carcóvia. Em um nível muito geral de descrição, os teóricos da atividade procuram analisar o desenvolvimento da consciência dentro da atividade social prática. Sua preocupação é com os impactos psicológicos da atividade e as condições sociais e sistemas que são produzidos na e através de tal atividade. Abrirei este artigo esboçando algumas das distinções, das fissuras e divisões que se formaram na área desde que o corpo original de trabalho do início do século XX tornou-se extensamente disponível no ocidente. Em seguida, apresentarei um breve resumo da metodologia desenvolvida por Engeström e seus colegas em Helsinque. Concluirei o artigo descrevendo uma série de questões que estão presentes nos debates em curso.

Keywords : Teoria da Atividade; Aprendizagem; Aprendizagem Expansiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )