SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 númeroESPUn análisis de la teoría de la actividad del aprendizaje en y para el trabajo interescolarInstituir la cooperación conflictiva sobre la calidad del trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

STETSENKO, Anna. Teoria do método e filosofia da prática de Vygotsky: implicações para metodologia trans/formativa. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.32-41. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24385.

O projeto de Vygotsky precisa ser compreendido como um tipo ainda sem nome de uma abordagem que, ao continuar o espírito revolucionário do marxismo, mudou-se para além da velha divisão entre teoria e prática e, ao invés disso, consubstancia sua unidade em uma mistura peculiar com distintos aportes filosóficos, teóricos e éticos e suportes ideológicos. O objetivo de criar uma nova psicologia para uma sociedade que necessitava de princípios orientados para justiça social e igualdade transformou esta abordagem em um projeto crítico-prático de transformação social e de mudança. O principal argumento em que este trabalho avança é que o cerne do método de Vygotsky é a transformação onto-epistemológica, juntamente com a ética sócio-política de igualdade e justiça, que desafiam a ideologia de adaptação e controle. Eu discuto este conjunto de questões à luz de uma postura ativista de transformação que ilumina sobre os compromissos dos pesquisadores e orientações de valor.

Palabras clave : Vygotsky; Postura Ativista Transformadora; Justiça Social; Trabalho Político-Ideológico; Método Formativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )