SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 númeroESPUma análise da teoria da atividade de aprendizagem no e para o trabalho interescolarInstituir a cooperação conflitante sobre a qualidade do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

STETSENKO, Anna. Teoria do método e filosofia da prática de Vygotsky: implicações para metodologia trans/formativa. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.32-41. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24385.

O projeto de Vygotsky precisa ser compreendido como um tipo ainda sem nome de uma abordagem que, ao continuar o espírito revolucionário do marxismo, mudou-se para além da velha divisão entre teoria e prática e, ao invés disso, consubstancia sua unidade em uma mistura peculiar com distintos aportes filosóficos, teóricos e éticos e suportes ideológicos. O objetivo de criar uma nova psicologia para uma sociedade que necessitava de princípios orientados para justiça social e igualdade transformou esta abordagem em um projeto crítico-prático de transformação social e de mudança. O principal argumento em que este trabalho avança é que o cerne do método de Vygotsky é a transformação onto-epistemológica, juntamente com a ética sócio-política de igualdade e justiça, que desafiam a ideologia de adaptação e controle. Eu discuto este conjunto de questões à luz de uma postura ativista de transformação que ilumina sobre os compromissos dos pesquisadores e orientações de valor.

Palavras-chave : Vygotsky; Postura Ativista Transformadora; Justiça Social; Trabalho Político-Ideológico; Método Formativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )