SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issueESPVygotsky’s theory of method and philosophy of practice: implications for trans/formative methodologyProfessional action and subjectivity: beyond the concept of professional intervention in psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

BONNEFOND, Jean-Yves; BONNEMAIN, Antoine; FONTES, Flávio Fernandes  and  CLOT, Yves. Instituir a cooperação conflitante sobre a qualidade do trabalho. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.42-53. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24326.

A Clínica da Atividade é uma metodologia de ação para mudar o trabalho. Nós mostramos como um dispositivo experimental sobre a qualidade do trabalho é instituído na usina de Flins, a partir de uma demanda da empresa Renault. O método da autoconfrontação cruzada é utilizado com operadores de uma unidade de montagem de portas. Os resultados produzidos são objeto de um diálogo com a equipe no atelier e nos comitês de acompanhamento com a direção e sindicatos. A qualidade das análises e dos diálogos instituídos assim em diferentes níveis permitiu responder a problemas de desempenho e saúde ignorados ou reprimidos, como no exemplo da montagem de uma peça (coulisse). O reconhecimento do valor da experiência feita “com as portas” leva à concepção e generalização de um dispositivo organizacional em todo o departamento de montagem. No fim de 2015 o dispositivo é desenvolvido nos cinco departamentos de fabricação da usina, onde se desenvolve outro “diálogo social” a serviço de um desempenho durável, fonte de saúde.

Keywords : Saúde Ocupacional; Desempenho no Trabalho; Qualidade do Trabalho.

        · abstract in English | English | French     · text in English     · English ( pdf )