SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 númeroESPTeoria do método e filosofia da prática de Vygotsky: implicações para metodologia trans/formativaAção profissional e subjetividade: para além do conceito de intervenção profissional na psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

BONNEFOND, Jean-Yves; BONNEMAIN, Antoine; FONTES, Flávio Fernandes  e  CLOT, Yves. Instituir a cooperação conflitante sobre a qualidade do trabalho. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.42-53. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24326.

A Clínica da Atividade é uma metodologia de ação para mudar o trabalho. Nós mostramos como um dispositivo experimental sobre a qualidade do trabalho é instituído na usina de Flins, a partir de uma demanda da empresa Renault. O método da autoconfrontação cruzada é utilizado com operadores de uma unidade de montagem de portas. Os resultados produzidos são objeto de um diálogo com a equipe no atelier e nos comitês de acompanhamento com a direção e sindicatos. A qualidade das análises e dos diálogos instituídos assim em diferentes níveis permitiu responder a problemas de desempenho e saúde ignorados ou reprimidos, como no exemplo da montagem de uma peça (coulisse). O reconhecimento do valor da experiência feita “com as portas” leva à concepção e generalização de um dispositivo organizacional em todo o departamento de montagem. No fim de 2015 o dispositivo é desenvolvido nos cinco departamentos de fabricação da usina, onde se desenvolve outro “diálogo social” a serviço de um desempenho durável, fonte de saúde.

Palavras-chave : Saúde Ocupacional; Desempenho no Trabalho; Qualidade do Trabalho.

        · resumo em Inglês | Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )