SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issueESPTo institute conflictive cooperation on the quality of workConsciousness and control: a cultural-historical intervention on e-learning Pedagogy Course students’ writings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

GONZALEZ REY, Fernando; GOULART, Daniel Magalhães  and  BEZERRA, Marília dos Santos. Ação profissional e subjetividade: para além do conceito de intervenção profissional na psicologia. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.54-65. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24379.

O presente artigo visa apresentar e discutir possibilidades de sistemas de ações profissionais a partir da teoria da subjetividade em uma perspectiva cultural-histórica, de modo a avançar sobre temas e práticas historicamente ausentes na psicologia soviética. Para tanto, são discutidas ações profissionais em diferentes contextos, a saber, na psicoterapia, nas práticas escolares, na atuação em instituições de saúde e na comunidade. Essa proposta teórica implica uma concepção dialógica e não instrumental dos sistemas de ações profissionais e atribui uma forte importância à capacidade dos indivíduos e grupos de se posicionarem de forma ativa em seus diversos caminhos de vida, emergindo como sujeitos de suas próprias experiências. Nesse sentido, as práticas profissionais devem ser orientadas a favorecer o desenvolvimento humano, para além da resolução pontual de problemas específicos.

Keywords : Psicologia do Desenvolvimento; Psicoterapia; Inclusão Educacional; Assistência à Saúde; Ação Comunitária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )