SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issueESPConsciousness and control: a cultural-historical intervention on e-learning Pedagogy Course students’ writingsSocialization family and professional of female teachers: gender in question author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

AMARAL, Carla Giane Fonseca do  and  LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte contemporânea e ensino tecnológico: deslocamentos possíveis. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.76-85. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.22431.

Este artigo trata de algumas relações possíveis entre as áreas da arte, docência e ensino tecnológico, com o olhar dirigido à formação docente para o ensino técnico e profissionalizante. Apresentando considerações baseadas em uma pesquisa de Mestrado, e tendo aporte teórico em Nietzsche e Foucault, tratamos os movimentos provocados pela presença da arte, especialmente da arte contemporânea no contexto do ensino tecnológico como deslocamentos e os problematizamos em relação ao potencial formativo da experiência com arte contemporânea, a formação dos docentes que atuam na Educação Profissional e às concepções de arte presentes nesse sistema de ensino. Por fim, discorremos sobre as possibilidades de abertura à arte no ensino tecnológico e sobre potência da arte contemporânea para agenciar estratégias de formação continuada na EPT.

Keywords : Arte; Docência; Ensino Tecnológico; Deslocamentos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )