SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 númeroESPConciencia y control: una intervención histórico-cultural en la escritura de académicas de Pedagogía a distanciaSocialización de docentes en la familia y en el trabajo: género en discussion índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

AMARAL, Carla Giane Fonseca do  y  LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte contemporânea e ensino tecnológico: deslocamentos possíveis. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.76-85. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.22431.

Este artigo trata de algumas relações possíveis entre as áreas da arte, docência e ensino tecnológico, com o olhar dirigido à formação docente para o ensino técnico e profissionalizante. Apresentando considerações baseadas em uma pesquisa de Mestrado, e tendo aporte teórico em Nietzsche e Foucault, tratamos os movimentos provocados pela presença da arte, especialmente da arte contemporânea no contexto do ensino tecnológico como deslocamentos e os problematizamos em relação ao potencial formativo da experiência com arte contemporânea, a formação dos docentes que atuam na Educação Profissional e às concepções de arte presentes nesse sistema de ensino. Por fim, discorremos sobre as possibilidades de abertura à arte no ensino tecnológico e sobre potência da arte contemporânea para agenciar estratégias de formação continuada na EPT.

Palabras clave : Arte; Docência; Ensino Tecnológico; Deslocamentos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )