SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issueESPContemporary art and technological education: possible displacementsEducation “by things”, educational principle in Rousseau’s enlightenment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

KNOBLAUCH, Adriane  and  PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Socialização familiar e formação de professoras: o gênero em questão. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.86-95. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21420.

Apresenta dados sobre socialização familiar e profissional de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando problematizar aspectos das relações de gênero presentes nas práticas docentes e sedimentadas como cultura escolar. A análise dos dados, coletados por meio de entrevistas, fundamentada em Pierre Bourdieu, aponta para a construção da feminilidade marcada pela submissão ao universo masculino, constituindo facetas do habitus expresso na valorização da docência como atividade vocacionada e feminina, bem como em práticas disciplinadoras e moralizantes dos alunos. A memória de antigas professoras foi marcada por eventos de carinho e cuidado, orientando escolhas didáticas.

Keywords : Formação Docente; Habitus; Gênero.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )