SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 númeroESPArte contemporáneo y educación tecnológica: desplazamientos posiblesEducación “por las cosas”, principio educativo en Rousseau ilustración índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

KNOBLAUCH, Adriane  y  PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Socialização familiar e formação de professoras: o gênero em questão. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.86-95. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21420.

Apresenta dados sobre socialização familiar e profissional de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando problematizar aspectos das relações de gênero presentes nas práticas docentes e sedimentadas como cultura escolar. A análise dos dados, coletados por meio de entrevistas, fundamentada em Pierre Bourdieu, aponta para a construção da feminilidade marcada pela submissão ao universo masculino, constituindo facetas do habitus expresso na valorização da docência como atividade vocacionada e feminina, bem como em práticas disciplinadoras e moralizantes dos alunos. A memória de antigas professoras foi marcada por eventos de carinho e cuidado, orientando escolhas didáticas.

Palabras clave : Formação Docente; Habitus; Gênero.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )