SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 númeroESPArte contemporânea e ensino tecnológico: deslocamentos possíveisEducação “pelas coisas”, princípio pedagógico no iluminismo de Rousseau índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

KNOBLAUCH, Adriane  e  PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Socialização familiar e formação de professoras: o gênero em questão. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.86-95. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21420.

Apresenta dados sobre socialização familiar e profissional de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando problematizar aspectos das relações de gênero presentes nas práticas docentes e sedimentadas como cultura escolar. A análise dos dados, coletados por meio de entrevistas, fundamentada em Pierre Bourdieu, aponta para a construção da feminilidade marcada pela submissão ao universo masculino, constituindo facetas do habitus expresso na valorização da docência como atividade vocacionada e feminina, bem como em práticas disciplinadoras e moralizantes dos alunos. A memória de antigas professoras foi marcada por eventos de carinho e cuidado, orientando escolhas didáticas.

Palavras-chave : Formação Docente; Habitus; Gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )