SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issueESPSocialization family and professional of female teachers: gender in questionThe panorama of Ethics teaching in Brazil: from the dictatorship to the present day author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

SANTOS, Almir Paulo dos. Educação “pelas coisas”, princípio pedagógico no iluminismo de Rousseau. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.96-105. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21898.

O presente artigo tem por objetivo explorar as contribuições de Rousseau para a educação na segunda infância a partir do Livro II, do Emílio. O eixo da reflexão é compreender como a educação “pelas coisas” se torna o fundamento para o fortalecimento do corpo e o refinamento dos sentidos nessa fase cognitiva da criança. O princípio pedagógico da educação “pelas coisas” é o ponto de partida do ato educativo, mas se faz necessário levar em conta o mundo do educando, seus respectivos limites e suas potencialidades, afastando-se dos vícios da sociedade. Conservar a criança na dependência das coisas é seguir a ordem da natureza. A educação “pelas coisas” deve substituir a intervenção discursiva do adulto. Sua interferência no processo da educação natural se desenvolve pela mediação entre as necessidades da criança e o cuidado do adulto.

Keywords : Rousseau; Infância; Iluminismo; Educação Natural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )