SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issueESPEducation “by things”, educational principle in Rousseau’s enlightenmentEducation in the in-between place of the museum and the school: a study of school visits to the Abílio Barreto Historical Museum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

GUALTIERI-KAPPANN, Mayra Marques da Silva  and  CARVALHO, Alonso Bezerra de. O panorama do ensino da Ética no Brasil: da ditadura aos dias atuais. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.106-113. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21451.

O panorama brasileiro da educação e também o do ensino da Ética reflete e perpassa as mudanças históricas, sociais, políticas e econômicas do nosso país. Este artigo pretende discutir como o ensino da Ética vem sendo tratado em nossas escolas, em especial no estado de São Paulo, do período da ditadura aos dias atuais. Analisaremos as medidas governamentais deste período e as políticas públicas implementadas na educação neste contexto social e político e que buscaram responder às solicitações da sociedade por uma educação que privilegiasse o desenvolvimento ético do ser humano. Para atingirmos este objetivos, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental que apresentaremos ao leitor, problematizando algumas destas questões na atualidade.

Keywords : Educação; Ensino; Ética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )