SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issueESPThe panorama of Ethics teaching in Brazil: from the dictatorship to the present dayBase Nacional Comum Curricular: apontamentos crítico-clínicos e um trampolim author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

DUTRA, Soraia F.  and  NASCIMENTO, Silvania S.. A educação no entre lugar museu e escola: um estudo das visitas escolares ao Museu Histórico Abílio Barreto. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.125-134. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.20994.

Este artigo aborda a relação museu e escola a partir da interação desses dois espaços sociais de vivências educativas. O estudo compreendeu uma análise diacrônica e outra sincrônica das práticas educativas do museu na relação com a escola. Foram analisadas as práticas educativas voltadas para o público escolar desenvolvidas no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB). Por meio de uma pesquisa em seus registros documentais que permitiu recuperar a historicidade das praticas educativas. Uma imersão no museu no ano de 2009 permitiu acessar os modos de apropriação do museu pela escola por meio de um estudo etnográfico das ações educativas do museu e foi complementado com entrevistas semi-estruturadas. As análises apontaram a visita escolar ao museu como uma vivência de um entre lugar que institui uma prática educativa híbrida capaz de potencializar e favorecer os processos de aprendizagem da cultura.

Keywords : Cultura Escolar; Cultura Museu; Prática Educativa Híbrida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )