SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 númeroESPLa educación en el entre lugar museo y escuela: un estúdio de las visitas escolares al Museo Histórico Abilio Barreto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

CORAZZA, Sandra Mara. Base Nacional Comum Curricular: apontamentos crítico-clínicos e um trampolim. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.135-144. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.23591.

Este artigo realiza o esforço de constituir movimentos de análise crítica e de interlocução clínica, no espaço-tempo da Base Nacional Comum Curricular, tal como esta foi exposta em primeira versão destinada à consulta pública (2015- 2016). Movimentos críticos-clínicos, que parecem necessários para acompanhar os enigmáticos deslocamentos e rearranjos, pelos quais passam o país, o mundo, o capital, o trabalho, as relações, a educação. Por meio de uma analítica genealógico-nietzschiana, problematiza o quadrilátero conceitual-operatório da Base; releva suas figuras e o artifício fabulatório que lhe dá sustentação; indica 16 questionamentos a seus elementos constituintes. Conclui pela proposição de pensar e sentir a Base Nacional Comum Curricular, como abertura democrática para a formulação de novos problemas antes do que soluções e como um trampolim para currículos que emerjam do dia-a-dia da docência, levando os professores a se tornarem, outra vez, os seus autores.

Palabras clave : B; a; s; e; ; N; a; c; i; o; n; a; l; ; C; u; r; r; i; c; u; l; a; r.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )