SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 númeroESPA educação no entre lugar museu e escola: um estudo das visitas escolares ao Museu Histórico Abílio Barreto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CORAZZA, Sandra Mara. Base Nacional Comum Curricular: apontamentos crítico-clínicos e um trampolim. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.135-144. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.23591.

Este artigo realiza o esforço de constituir movimentos de análise crítica e de interlocução clínica, no espaço-tempo da Base Nacional Comum Curricular, tal como esta foi exposta em primeira versão destinada à consulta pública (2015- 2016). Movimentos críticos-clínicos, que parecem necessários para acompanhar os enigmáticos deslocamentos e rearranjos, pelos quais passam o país, o mundo, o capital, o trabalho, as relações, a educação. Por meio de uma analítica genealógico-nietzschiana, problematiza o quadrilátero conceitual-operatório da Base; releva suas figuras e o artifício fabulatório que lhe dá sustentação; indica 16 questionamentos a seus elementos constituintes. Conclui pela proposição de pensar e sentir a Base Nacional Comum Curricular, como abertura democrática para a formulação de novos problemas antes do que soluções e como um trampolim para currículos que emerjam do dia-a-dia da docência, levando os professores a se tornarem, outra vez, os seus autores.

Palavras-chave : B; a; s; e; ; N; a; c; i; o; n; a; l; ; C; u; r; r; i; c; u; l; a; r.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )