SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1A educação superior no Brasil na perspectiva do direito social: cenários que levam ao programa Prouni índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FERNANDES, Yrama Siqueira  e  CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à qualidade da educação e educação em direitos humanos: inter-relações e desafios. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.2-9. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.25086.

Os direitos humanos são fruto de uma luta histórica. Sendo assim, são uma conquista social. O direito à educação também deve ser colocado em um patamar de conquista social. E o direito à educação de qualidade tem se apresentado como um real desafio no campo da educação atualmente. Neste artigo, procura-se analisar as relações possíveis entre o direito à educação de qualidade e o tema da educação em direitos humanos, tanto na produção científica quanto na pesquisa empírica realizada através de entrevistas com professoras do ensino fundamental. A pergunta principal do artigo é se há relações entre características de educação em direitos humanos e qualidade educacional nos dados coletados.

Palavras-chave : Direitos Humanos; Direito Humano à Educação; Direito à Educação de Qualidade; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )