SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Right to educational quality and human rights education: interrelations and challengesConditions for a distance citizen education: an emancipatory proposition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

PEREIRA, Larissa Ramalho  and  KERN, Francisco Arseli. A educação superior no Brasil na perspectiva do direito social: cenários que levam ao programa Prouni. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.10-19. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.21913.

O presente artigo aborda a educação superior no Brasil, sob as diferentes perspectivas e posições oriundas da relação indissociável entre educação e direito social, tendo em vista que o eixo analítico deste trabalho encontra-se pautado na garantia universal do direito à educação. Nesse sentido, o mesmo apresenta um breve resgate histórico sobre a educação no Brasil, dando ênfase à construção histórica, social, econômica e política da educação brasileira, destacando os aspectos dos cenários educacionais de cada período, até chegar ao Programa Universidade para Todos - Prouni, evidenciando sua natureza e os diferentes olhares e análises sobre o mesmo.

Keywords : Política de Educação; Educação Superior; Prouni.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )