SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Derecho a una educación de calidad y educación en derechos humanos: interrelaciones y desafíosCondiciones para una educación ciudadana a distancia: una propuesta emancipadora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

PEREIRA, Larissa Ramalho  y  KERN, Francisco Arseli. A educação superior no Brasil na perspectiva do direito social: cenários que levam ao programa Prouni. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.10-19. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.21913.

O presente artigo aborda a educação superior no Brasil, sob as diferentes perspectivas e posições oriundas da relação indissociável entre educação e direito social, tendo em vista que o eixo analítico deste trabalho encontra-se pautado na garantia universal do direito à educação. Nesse sentido, o mesmo apresenta um breve resgate histórico sobre a educação no Brasil, dando ênfase à construção histórica, social, econômica e política da educação brasileira, destacando os aspectos dos cenários educacionais de cada período, até chegar ao Programa Universidade para Todos - Prouni, evidenciando sua natureza e os diferentes olhares e análises sobre o mesmo.

Palabras clave : Política de Educação; Educação Superior; Prouni.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )