SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1A educação superior no Brasil na perspectiva do direito social: cenários que levam ao programa ProuniPedagogia: para quê? Desafios contemporâneos à formação para afirmação da diversidade humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CARVALHO, Jaciara de Sá. Condições para uma educação cidadã a distância: uma proposta emancipatória. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.20-30. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.22143.

Este artigo sintetiza a proposição de seis condições para uma educação emancipadora a distância, resultantes de uma pesquisa em nível de doutorado1. O recorte da investigação foi a “formação para a cidadania”, só possível “pela cidadania”, como processo de conscientização pelos sujeitos, de acordo com a perspectiva crítica adotada. Além de pesquisa bibliográfica, foram realizadas entrevistas com especialistas na modalidade a distância do Brasil, de Portugal e da Venezuela. O trabalho considera que uma educação cidadã é capaz de contribuir com a emancipação pelos sujeitos em qualquer modalidade. E discute dados e situações encontradas na educação a distância na proposição das seguintes condições: educação pela cidadania; trabalho coletivo; diálogo mediatizado pelo mundo; organização participativa e flexível do ensino; coerência quanto aos materiais de estudo; e articulação com movimentos sociais em rede.

Palavras-chave : Educação a Distância; Educação Cidadã; Educação para a Cidadania; Emancipação; Paulo Freire.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )