SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Conditions for a distance citizen education: an emancipatory propositionLegitimation theological of suffering as pedagogy: critical in Veena Das author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

PEREIRA, Andressa Silva  and  DAMASCENO, Alan Rocha. Pedagogia: para quê? Desafios contemporâneos à formação para afirmação da diversidade humana. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.31-40. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.24299.

O movimento atual da educação inclusiva considera essencial a todos os(as) estudantes a experiência do convívio das diferenças no mesmo espaço escolar, sendo possível assumir como centralidade do trabalho pedagógico as diferenças humanas. Quanto a isso, é importante ressalvar que a formação do(a) pedagogo(a) se encontra diante desse desafio. Este artigo tem por objetivo refletir sobre os impactos das atuais políticas públicas de educação inclusiva no âmbito da modalidade Educação Especial, nos cursos de licenciatura em Pedagogia, na contemporaneidade, a fim de contribuir para a possibilidade de emancipação e autorreflexão crítica da diversidade humana.

Keywords : Educação Inclusiva; Educação Especial; Formação do(A) Pedagogo(A).

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )