SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Condiciones para una educación ciudadana a distancia: una propuesta emancipadoraLegitimación teológica del sufrimiento como pedagogía: crítica en Veena Das índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

PEREIRA, Andressa Silva  y  DAMASCENO, Alan Rocha. Pedagogia: para quê? Desafios contemporâneos à formação para afirmação da diversidade humana. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.31-40. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.24299.

O movimento atual da educação inclusiva considera essencial a todos os(as) estudantes a experiência do convívio das diferenças no mesmo espaço escolar, sendo possível assumir como centralidade do trabalho pedagógico as diferenças humanas. Quanto a isso, é importante ressalvar que a formação do(a) pedagogo(a) se encontra diante desse desafio. Este artigo tem por objetivo refletir sobre os impactos das atuais políticas públicas de educação inclusiva no âmbito da modalidade Educação Especial, nos cursos de licenciatura em Pedagogia, na contemporaneidade, a fim de contribuir para a possibilidade de emancipação e autorreflexão crítica da diversidade humana.

Palabras clave : Educação Inclusiva; Educação Especial; Formação do(A) Pedagogo(A).

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )