SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Condições para uma educação cidadã a distância: uma proposta emancipatóriaLegitimação teológica do sofrimento como pedagogia: crítica em Veena Das índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

PEREIRA, Andressa Silva  e  DAMASCENO, Alan Rocha. Pedagogia: para quê? Desafios contemporâneos à formação para afirmação da diversidade humana. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.31-40. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.24299.

O movimento atual da educação inclusiva considera essencial a todos os(as) estudantes a experiência do convívio das diferenças no mesmo espaço escolar, sendo possível assumir como centralidade do trabalho pedagógico as diferenças humanas. Quanto a isso, é importante ressalvar que a formação do(a) pedagogo(a) se encontra diante desse desafio. Este artigo tem por objetivo refletir sobre os impactos das atuais políticas públicas de educação inclusiva no âmbito da modalidade Educação Especial, nos cursos de licenciatura em Pedagogia, na contemporaneidade, a fim de contribuir para a possibilidade de emancipação e autorreflexão crítica da diversidade humana.

Palavras-chave : Educação Inclusiva; Educação Especial; Formação do(A) Pedagogo(A).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )