SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Pedagogy: for what? Contemporary challenges to training representation of human diversityThe new status of knowledge in the technological era and the challenges for education according to Hans Jonas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

COELHO, Allan da Silva. Legitimação teológica do sofrimento como pedagogia: crítica em Veena Das. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.41-52. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.22628.

Conhecer vozes divergentes amplia os horizontes de compreensão dos fundamentos da educação. A proposta do artigo é entender a relação que a antropóloga indiana Veena Das articula entre pedagogia e teodiceias na legitimação social do sofrimento humano. De que maneira a aceitação teológica do sofrimento constitui fundamento pedagógico de práticas que educam o corpo e administram o sentido de viver nos marcos do ethos capitalista? Para Das, a teodiceia, como sofrimento necessário, deslocada do religioso para o secular, usa a dor e o sofrer como base de uma pedagogia. Na modernidade, a dor e o sofrer são disputados no universo simbólico, na configuração e na adesão ao ethos capitalista moderno, indicando o “modo de ser” normal como aprovação de um sentido moral para o sofrer e para a subordinação ante as leis e instituições. É pedagogia para subalternizar, mas nem sempre resigna. Por vezes, na disputa dos significados, prepara-se na insistência uma forma de resistência diante do absurdo não sentido da dor.

Keywords : Pedagogia do Sofrimento; Legitimação Teológica; Crítica à Modernidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )