SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Pedagogía: para qué¿ Desafíos a la representación de la diversidade y formación humanaEl nuevo status del conocimiento en la era de la tecnología y los desafios para la educación de acuerdo con Hans Jonas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

COELHO, Allan da Silva. Legitimação teológica do sofrimento como pedagogia: crítica em Veena Das. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.41-52. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.22628.

Conhecer vozes divergentes amplia os horizontes de compreensão dos fundamentos da educação. A proposta do artigo é entender a relação que a antropóloga indiana Veena Das articula entre pedagogia e teodiceias na legitimação social do sofrimento humano. De que maneira a aceitação teológica do sofrimento constitui fundamento pedagógico de práticas que educam o corpo e administram o sentido de viver nos marcos do ethos capitalista? Para Das, a teodiceia, como sofrimento necessário, deslocada do religioso para o secular, usa a dor e o sofrer como base de uma pedagogia. Na modernidade, a dor e o sofrer são disputados no universo simbólico, na configuração e na adesão ao ethos capitalista moderno, indicando o “modo de ser” normal como aprovação de um sentido moral para o sofrer e para a subordinação ante as leis e instituições. É pedagogia para subalternizar, mas nem sempre resigna. Por vezes, na disputa dos significados, prepara-se na insistência uma forma de resistência diante do absurdo não sentido da dor.

Palabras clave : Pedagogia do Sofrimento; Legitimação Teológica; Crítica à Modernidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )