SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Pedagogia: para quê? Desafios contemporâneos à formação para afirmação da diversidade humanaO novo status do saber na era tecnológica e os desafios para a educação segundo Hans Jonas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

COELHO, Allan da Silva. Legitimação teológica do sofrimento como pedagogia: crítica em Veena Das. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.41-52. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.22628.

Conhecer vozes divergentes amplia os horizontes de compreensão dos fundamentos da educação. A proposta do artigo é entender a relação que a antropóloga indiana Veena Das articula entre pedagogia e teodiceias na legitimação social do sofrimento humano. De que maneira a aceitação teológica do sofrimento constitui fundamento pedagógico de práticas que educam o corpo e administram o sentido de viver nos marcos do ethos capitalista? Para Das, a teodiceia, como sofrimento necessário, deslocada do religioso para o secular, usa a dor e o sofrer como base de uma pedagogia. Na modernidade, a dor e o sofrer são disputados no universo simbólico, na configuração e na adesão ao ethos capitalista moderno, indicando o “modo de ser” normal como aprovação de um sentido moral para o sofrer e para a subordinação ante as leis e instituições. É pedagogia para subalternizar, mas nem sempre resigna. Por vezes, na disputa dos significados, prepara-se na insistência uma forma de resistência diante do absurdo não sentido da dor.

Palavras-chave : Pedagogia do Sofrimento; Legitimação Teológica; Crítica à Modernidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )