SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Legitimation theological of suffering as pedagogy: critical in Veena DasModes of subjetctivity and school education in the narrative of common-class women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

OLIVEIRA, Jelson Roberto de. O novo status do saber na era tecnológica e os desafios para a educação segundo Hans Jonas. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.53-62. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.23856.

O objetivo do presente artigo é abordar a mudança no estatuto do saber a partir da era moderna e suas repercussões sobre a educação no século XXI, tendo como referência a filosofia de Hans Jonas. Para tanto, analisa-se como o conhecimento perdeu seu valor contemplativo, ontológica e politicamente falando, para assumir uma perspectiva de exploração do mundo, chegando a apresentar-se ele mesmo como uma mercadoria, na forma da informação. Contrapõe-se, assim, o homo faber ao homo sapiens, com o prejuízo do segundo. À educação cabe enfrentar a tensão entre o fazer e o saber, recusando uma visão simplista da ideia de competências e assumindo uma posição crítica capaz de preparar o ser humano integralmente para assumir a sua responsabilidade diante dos novos poderes da tecnologia.

Keywords : Educação; Conhecimento; Hans Jonas; Competências; Tecnologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )