SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Legitimação teológica do sofrimento como pedagogia: crítica em Veena DasNarrativas das mulheres das classes populares: modos de subjetivação e educação escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

OLIVEIRA, Jelson Roberto de. O novo status do saber na era tecnológica e os desafios para a educação segundo Hans Jonas. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.53-62. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.23856.

O objetivo do presente artigo é abordar a mudança no estatuto do saber a partir da era moderna e suas repercussões sobre a educação no século XXI, tendo como referência a filosofia de Hans Jonas. Para tanto, analisa-se como o conhecimento perdeu seu valor contemplativo, ontológica e politicamente falando, para assumir uma perspectiva de exploração do mundo, chegando a apresentar-se ele mesmo como uma mercadoria, na forma da informação. Contrapõe-se, assim, o homo faber ao homo sapiens, com o prejuízo do segundo. À educação cabe enfrentar a tensão entre o fazer e o saber, recusando uma visão simplista da ideia de competências e assumindo uma posição crítica capaz de preparar o ser humano integralmente para assumir a sua responsabilidade diante dos novos poderes da tecnologia.

Palavras-chave : Educação; Conhecimento; Hans Jonas; Competências; Tecnologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )