SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1O novo status do saber na era tecnológica e os desafios para a educação segundo Hans JonasA relação universidade-empresa sob diferentes abordagens: da universidade empreendedora ao capitalismo acadêmico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FERRARI, Anderson  e  MATTOS, Zaine Simas. Narrativas das mulheres das classes populares: modos de subjetivação e educação escolar. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.63-72. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.21615.

Este texto é resultado de uma pesquisa que tem como foco de análise os atravessamentos de classe e gênero nos modos de subjetivação de mulheres das classes populares. O campo de investigação é uma escola pública municipal que atendia e atende mulheres das classes populares, de maneira que foi possível trabalhar com duas gerações de famílias chefiadas por mulheres. Trabalhando com entrevistas narrativas, a pesquisa tem como foco os relatos que ressaltam as vivências delas nos modos de serem mulheres, mães, ex-alunas, representantes das classes populares e de gerações distintas no que tange às suas relações com a educação escolar. Para isso, assumiu-se uma questão motivadora, que se buscou responder neste texto: de que modos as mulheres narram as suas relações com a educação escolar e como essas relações são atravessadas por classe e gênero? Este, o referencial teórico-metodológico do qual este artigo se aproxima, privilegiando os estudos foucaultianos por um viés pós-estruturalista.

Palavras-chave : Mulheres; Modos de Subjetivação; Educação Escolar; Classes Populares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )