SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Modes of subjetctivity and school education in the narrative of common-class womenEffective schools: what really matters in the opinion of parents, students, teachers and principals? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

CRISTOFOLETTI, Evandro Coggo  and  SERAFIM, Milena Pavan. A relação universidade-empresa sob diferentes abordagens: da universidade empreendedora ao capitalismo acadêmico. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.73-82. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.22838.

As mudanças econômicas e políticas ocorridas no mundo, a partir da década de 1970, alteraram as políticas de educação das Instituições Públicas de Ensino Superior no mundo. A direção dessas mudanças foi clara: a universidade se aproximou do mercado e da empresa e criou mecanismos de interação que antes não existiam. O artigo, assim, faz a revisão da literatura acadêmica que interpreta a relação entre universidade e mercado/empresa sob duas perspectivas: abordagens que se posicionam positivamente em relação à interação, expondo suas motivações, interesses e formas de interação, destacando-se as noções sobre Economia do Conhecimento e Universidade Empreendedora; abordagens que observam essa interação de forma crítica e reflexiva, expondo os problemas da interação, seus aspectos negativos e a reflexão do verdadeiro papel da universidade pública sob a perspectiva do Capitalismo Acadêmico.

Keywords : Educação; Inovação; Empreendedorismo; Ciência; Capitalismo Acadêmico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )