SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1A relação universidade-empresa sob diferentes abordagens: da universidade empreendedora ao capitalismo acadêmicoTique e toc na escola: mais que um problema de saúde, uma questão social e pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

GARCIA, Paulo Sérgio  e  BIZZO, Nelio. Um estudo sobre escolas eficazes no Brasil e na Itália: o que realmente importa na opinião dos pais, alunos, professores e gestores. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.83-96. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.20063.

Este estudo investiga os fatores escolares que explicam o desempenho acadêmico dos estudantes sob a visão dos grupos envolvidos no processo de formação: família, alunos, professores e gestores. Um estudo de caso, coletando dados por meio de entrevistas, foi realizado em duas escolas, uma no Brasil e outra na Itália, onde seus alunos apresentaram alto rendimento acadêmico. Os resultados revelaram que não há um fator isolado que explique o desempenho e, sim, múltiplos fatores, formando um campo magnético que sustenta e apoia a aprendizagem e o rendimento dos estudantes. Doze fatores na realidade brasileira e 11 na italiana foram citados por todos os grupos como explicativos do alto desempenho, sendo o principal fator o professor. Esses dados são relevantes para os especialistas, que podem utilizá-los em formação inicial e continuada, mas, sobretudo, para os gestores, utilizando-os na melhoria de suas escolas.

Palavras-chave : Melhoria das Escolas; Desempenho dos Alunos; Fatores Escolares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )