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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MAMEDE, Walner. Tique e toc na escola: mais que um problema de saúde, uma questão social e pedagógica. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.97-105. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.25457.

O transtorno do tique é um problema que envolve eventos tônicos ou clônicos corporais ou vocais, que vai além de uma abordagem patológica, em direção a uma necessária abordagem social e educacional. Sua ocorrência pode estar ou não associada com distúrbios psicológicos, caracterizando um transtorno mais complexo denominado Síndrome de Tourette. Em qualquer caso tratado, ele se constitui como um problema a ser enfrentado na escola, seja na perspectiva da aprendizagem, seja na da socialização. Por meio de uma incursão na literatura disponível sobre o tema, o presente artigo tem como principal objetivo a apresentação desse mal, tão pouco conhecido entre os profissionais da Educação, esclarecendo seus sintomas e hipóteses etiológicas e sugerindo estratégias e direções que podem mitigar o sofrimento do aluno em seu processo de escolarização.

Palabras clave : Doença dos Tiques; Síndrome de Tourette; Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Educação Inclusiva.

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