SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Tic y toc en la escuela: más que un problema de salud, un asunto social y educativoLa docencia en los niveles inciales de la educación básica: reflexiones sobre la elección de la profesión y el ejercicio professional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FERRARO, José Luís Schifino. Currículo, experimento e experiência: contribuições da Educação em Ciências. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.106-114. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.25458.

Ao tomar como ponto de partida a possibilidade da problematização para (res)significar elementos essenciais ao ensino das Ciências da Natureza, lança-se por sobre o currículo um olhar ético-estético que reforça a necessidade e o direito de o aluno experienciar sem desconsiderar a importância da experimentação na construção de conhecimentos específicos da área. Considerando a dualidade experiência/experimento, o trabalho que segue não pretende evidenciar a necessidade de sobreposição uma sobre outra, mas discuti-las para que se possa resgatar a dimensão de transformação inerente ao conceito de educação muito além da pura aplicabilidade e domínio da técnica.

Palabras clave : Currículo; Ensino de Ciências; Experiência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )