SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Ethics and regulation of research in Social Sciences in the consent societyTowards an ethical babelism in education: reflections on the implications and possibilities of the co-constitutive ethics of ways of doing research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

MAINARDES, Jefferson. A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.2, pp.160-173. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26878.

O artigo apresenta um panorama da ética em pesquisa na área de educação e os principais desafios após a aprovação da Resolução CNS nº 510/2016, que dispõe sobre as normas éticas aplicáveis a pesquisas de Ciências Humanas e Sociais. Argumenta-se que os atuais procedimentos e normas da revisão ética do Sistema CEP/Conep são altamente burocráticos e expressam uma visão utilitarista e limitada da ética em pesquisa. Ressalta-se, também, que essa ética necessita integrar o processo de formação de pesquisadores. E, para tal, é relevante a elaboração de um documento orientador da área de educação, com o objetivo de instrumentalizar os pesquisadores em relação a essa questão e aos dilemas envolvidos no atual sistema de revisão ética (Sistema CEP/Conep). O artigo revela que a criação desse sistema fora da área de saúde continua na pauta das associações científicas de Ciências Humanas e Sociais.

Keywords : Ética na Pesquisa; Pesquisa Educacional; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )