SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Por un babelismo ético en la educación: reflexiones acerca de las implicaciones y posibilidades de proceder a la ética coconstitutiva de los modos de hacer investigaciónÉtica y pesquisa en educación: entre la regulación y la potencialidad reflexiva de la formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

NUNES, João Batista Carvalho. Formação para a ética em pesquisa: um olhar para os programas de pós-graduação em Educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.2, pp.183-191. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26889.

A atenção dos pesquisadores brasileiros da área de Educação para a necessidade de debates, estudos e pesquisas acerca da ética em pesquisa é algo recente. O objetivo da investigação que dá suporte a este artigo é identificar, no Brasil, quais programas de pós-graduação stricto sensu da área de Educação incluem, nas ementas de suas disciplinas, o tema ética em pesquisa. Empregou-se o método da pesquisa documental, considerando-se como documentos as ementas das disciplinas dos programas de pós-graduação em Educação do Brasil, disponíveis em formato digital, na Plataforma Sucupira. Do conjunto de 8.892 disciplinas analisadas, somente 69 (0,78%) incluem o tema ética em pesquisa em suas ementas. Essas disciplinas estão distribuídas por 37 programas de pós-graduação em Educação, representando 21,64% do total. Esse resultado indica a necessidade urgente de se garantir formação disciplinar e sistemática sobre o tema ética em pesquisa nos programas de pós-graduação em Educação.

Palabras clave : Ética em Pesquisa; Integridade Científica; Formação de Pesquisadores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )