SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Formación para la ética en la investigación: una mirada a los programas de postgrado en EducaciónEspacio áulico, autoría y reconocimiento: implicaciones para las investigaciones sobre el currículum de la educación básica en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FARE, Mónica De la; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura  y  PEREIRA, Marcos Villela. Ética e pesquisa em educação: entre a regulação e a potencialidade reflexiva da formação. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.2, pp.192-202. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.27603.

Este artigo apresenta uma pesquisa exploratória que busca contribuir com os debates sobre ética e pesquisa no contexto atual da recente aprovação da Resolução CNS nº 10/2016, normativa regulatória para as Ciências Humanas e Sociais (CHS). Para isso, construiu-se um argumento que aborda a questão da regulação e destaca também aspectos da reflexão ética no ofício de pesquisar e na formação de pesquisadores. A metodologia combinou a análise documental e o levantamento de opiniões de pesquisadores líderes e vice-líderes de grupos de pesquisa em educação da Região Sul através do uso de um questionário web. Os resultados da pesquisa mostram que no grupo dos 53 respondentes predomina o inconformismo com a situação atual da regulação da ética em pesquisa e prevalece a ideia de que esse tema corresponde tanto à regulação como à formação. Em relação aos riscos da pesquisa em educação, as opiniões divergem e é escasso o reconhecimento de dilemas éticos nessa atividade.

Palabras clave : Ética; Pesquisa/Formação; Regulação; Ciências Humanas e Sociais; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )